Verão é sol, mar, espreguiçadeira e… leitura à sombra do guarda-sol! Estava a ler o livro (que recomendo) Homo Deus de Yuval Noah Harari, e uma frase despertou-me a atenção. O autor alerta que “hoje, o açúcar é mais perigoso que a pólvora” referindo que a diabetes mata mais que os crimes com armas em todo o mundo, incluindo as guerras e terrorismo. Pensei então nos nossos clientes portadores de Diabetes Mellitus e nos benefícios que o Pilates tem feito em suas vidas.
Sendo um distúrbio metabólico com comprometimentos em vários sistemas do corpo humano, onde o sistema musculoesquelético, vasculares periférico, cardiovascular e neurológico são de especial interesse para nós instrutores e facilitadores de atividade física dirigida, devemos promover e divulgar os benefícios do Método Pilates para os diabéticos.
É sabido e recomendado pela classe médica, que a atividade física ajuda na manutenção dos níveis sanguíneos da glicose, mas é de ressalvar que essas atividades devem ser acompanhadas por profissionais experientes e capacitados para avaliar e recomendar os exercícios benéficos e seguros. Muitas vezes, o próprio discurso (às vezes um pouco incoerente) do aluno ao chegar para o treino, o hálito e outros sinais de alerta, para um profissional atento, mostram que o cliente deve ser analisado de forma criteriosa antes de iniciar a aula. Porque se houver alguma descompensação metabólica o exercício pode prejudicar o indivíduo naquele momento. Pela nossa experiência, não basta perguntar à pessoa como andam os níveis da glicose…
Por sua vez, o Método Pilates tem mostrado ser um excelente aliado no tratamento, prevenção e manutenção da integridade e capacidade física dos diabéticos. Porquê?
- É um método de exercício de baixo impacto para todo o corpo não provocando stress nas articulações, músculos, tendões e outras estruturas.
- Adaptabilidade do Método aos vários tipos de condições físicas do praticante, onde a experiência clínica do instrutor e a vastíssima variedade de exercícios de Pilates, conseguem realizar um treino de muita qualidade.
- Melhoria da consciência e o conhecimento corporal muitas vezes afetado pela doença, principalmente nas neuropatias.
- A surpresa no aumento da flexibilidade que o Pilates alcança é uma constante satisfação dos praticantes.
- O prazer de realizar exercícios em que são capazes e conseguem evoluir consistentemente, traz muita alegria, orgulho e bem estar.
Podemos ainda falar de outros tantos benefícios, mas preferimos desafiar aos portadores de Diabetes para experimentar um treino de Pilates. E porque a nossa experiência e confiança é tão grande, quase a tocar na imodéstia, temos certeza que experimentando, não vão querer outra coisa… 😊
“Hoje, o açúcar é mais perigoso que a pólvora.”
Yuval Noah Harari