A tensão cervical é um tema difícil de abordar por depender de muitos fatores e, às vezes, nem sempre perceptível por quem dela padece.
Quais são as causas mais comuns que originam a tensão cervical?
A tensão cervical pode resultar de uma serie de origens diferentes. Podemos ter problemas estruturais na coluna cervical como hiperlordose, hipercifose doenças degenerativas, hérnias, protusão discal, entre outros que levam com certeza à dor e tensão cervical. Problemas nos ombros e/ou toda a cintura escapular como tendinites, bursite, rotura de tendões e outros também provocam tensão cervical. Dificuldades ou diminuição da acuidade visual como miopia, astigmatismo e outros podem levar a tensão cervical devido ao uso de óculos ou lentes inadequadas e o esforço causado na tentativa de enxergar melhor. Problemas nas articulações temporo-mandibulares (ATM), problemas dentários, implantes e outros também levam a acentuada tensão a cervical. Más posturas causando tensão cervical e cervicalgia postural. Trabalho sedentário e pouca atividade física para compensar levam a extrema tensão cervical. Ansiedade, stress, exaustão, esgotamentos… ufa! Uma tensão e sensação de um peso enorme sobre os ombros.
A tensão cervical é causada por contração constante dos músculos, que leva a uma diminuição da irrigação sanguínea, acúmulo de toxicidades na região e fadiga muscular.
Como pode ser diagnosticada?
Na maioria dos casos, a tensão cervical pode ser diagnosticada com base no histórico clínico e no exame físico. É por isso importante saber interpretar os sintomas e há quanto tempo a pessoa sofre desta condição. Exames complementares poderão ser necessários caso o médico suspeite de uma condição específica, como hérnia de disco ou estenose espinhal. Esses exames podem incluir raio-x, ressonância magnética ou TAC.
Como resolver o problema de tensão cervical?
Muito depende da causa, que também deve ser tratada. Mas também por mudanças de hábitos, com uma verdadeira e positiva vontade de resolver o problema. Essa vontade depende de nós e somente de nós. Acreditar que mudar de hábitos custa bastante no início, é preciso foco e determinação mas, ao conseguirmos, o prazer de se sentir melhor e que fomos nós a conseguí-lo é incrível.
Pilates em prática regular é eficaz para aliviar a tensão cervical. Como trabalha os alinhamentos ósseos, fortalece a musculatura certa para manter uma boa postura e sem tensão, e aumenta a mobilidade articular, os resultados são bons no que diz respeito à tensão cervical.