Quando ouvimos dizer que devemos passar menos horas sentados em frente ao computador, ou ao telemóvel e tablet parece uma missão impossível, não? Todos sabemos que isso não faz bem, mas também assumimos que não conseguimos simplesmente eliminar estas atividades das nossas vidas e por vezes temos mesmo certas obrigações profissionais que exigem a utilização destes dispositivos. Assim, acabamos por ficar resignados e com a sensação de que não há solução e temos de viver com estas dores. Mas isto não é verdade.
Como tudo na vida, o equilíbrio é a solução. Temos de equilibrar o nosso tempo, que cada vez é mais acelerado, entre as nossas necessidades e obrigações com os nossos cuidados e bem estar.
É fácil falar, não é? Estou aqui a escrever este texto, sentada em frente ao computador, procurando a melhor maneira de transmitir as minhas ideias e isso leva tempo, por vezes algumas horas mesmo. Nós aqui no Estúdio recebemos cada vez mais pessoas com queixas de cervicalgias, dores tensionais que afeta desde as crianças/adolescentes até aos mais velhos. E o que fazemos? Temos uma ferramenta de trabalho excecional: o Método Pilates.
As pessoas querem melhorar as suas posturas, mas fazem isso através da tensão muscular, tentando “abrir o peito e esticar-se” quando o que elas precisam é que os seus tendões, ligamentos, fáscias e aparelho muscular estejam fortalecidos, alongados, móveis, conectados e fluídos.
Os exercícios de Pilates são intensos, procuram despertar o nosso corpo, vão buscar as nossas forças e canalizam a nossa energia para descomprimir os músculos que não precisam estar contraídos e estimular quem necessita ser ativado. É um Método vasto em repertório de exercícios e encontrámos sempre uma linha condutora para cada pessoa, para cada corpo e para cada necessidade.
Acreditem, ninguém melhora uma dor cervical apenas realizando exercícios para a cervical, o corpo tem de ser trabalhado como um todo, facilitando canais de condução e conexão. Devemos avaliar os casos individualmente e por vezes devemos começar não indo direto a zona cervical e ombros e lá está o resultado! Melhora a dor, reduz a tensão e, consequentemente, melhora a qualidade de vida!!!
Deixo aqui o meu testemunho sobre os benefícios do pilates.
Trabalho em informática e estou sujeita não apenas a muito stress como também a muita tensão cervical devido a posturas menos corretas. Para além disso com pouco tempo para praticar exercício, ao longo do tempo comecei a sentir a parte muscular com menos flexibilidade. Comecei a praticar pilates no estúdio Ana Campos há uns meses atrás com melhoria substancial na postura e flexibilidade e bem estar geral.
Obrigada pelo excelente acompanhamento e excelentes profissionais.
Obrigada Luísa pelo teu feedback! Ficamos muito contentes por fazer parte deste processo, nós é que temos que agradecer pela tua amizade.
Ana.