O Método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates na década de 20 e está difundido por todo o mundo. Os resultados estão comprovados cientificamente, embora ainda exista necessidade de mais e frequentes pesquisas, assim como no “passa a palavra” das pessoas que o praticam.
Em Portugal o método está a crescer e expandir mas, é nas grandes cidades que está mais acessível, uma vez que há maior oferta de espaços com aulas de Pilates. Basicamente há duas formas de treinar Pilates: no colchão (Matwork) ou nas máquinas.
Mas o que são os Estúdios de Pilates? São espaços para treino da modalidade equipados com máquinas criadas para a execução dos exercícios de Pilates. Esses equipamentos foram idealizados pelo próprio Joseph para ajudar na execução dos movimentos exigidos pelo método. São eles o Reformer, o Cadillac, Ladder Barrel, a Chair, Spine Corrector entre outros. A diversidade de exercícios feitos nas máquinas é enorme e não se cai na rotina. No Estúdio, os treinos são individuais ou pequenos grupos de 2 ou 3 pessoas.Mas no estúdio também se treina os exercícios de mat e com acessórios como a bola, o Magic Circle, as bandas elásticas…
Mas então o que é melhor? Treinar no colchão ou nas máquinas? A resposta é simples: nos dois, idealmente um complementando o outro. O Método é rico em repertório de exercícios e o importante é aprender e utilizar os princípios de Pilates em todos os movimentos orientados pelo instrutor habilitado.
Não é através de aumento de pesos, repetições ou séries que evoluímos no método pois o Pilates progride através do movimento. Acrescentando complexidade ao mesmo, o praticante melhora a sua perfomance e suas capacidades.