É um pequeno vídeo sobre pés, mas… estes pés tem duas cirurgias e quatro parafusos! E porquê gravamos um vídeo sobre estes pés que fazem movimentos não perfeitos, com algumas compensações durante os movimentos?
Para falar da importância dos pés no Método Pilates.
O nosso corpo oscila continuamente sobre a sua base quando está de pé. Portanto, os desequilíbrios dos nossos movimentos normais, traduzem mudanças, correções e também compensações na nossa postura. Por isso, a nossa base, que são os nossos pés, são de extrema importância na realização dos exercícios para que não ocorram compensações a partir da base.
O Reformer é um equipamento de Pilates que foi idealizado, entre outras finalidades, para a organização dos pés. Como pode ser visto neste vídeo parte de um trabalho de pés e tornozelos, o Footwork é uma sequência de exercícios que visa a tão importante organização.
Em caso de reabilitação dos pés, em treino ou sessões de fisioterapia, o Método Pilates assume uma ferramenta espetacular ao instrutor fisioterapeuta!
Embora os pés do vídeo não tenham a completa normalidade em termos de mobilidade e força, perante ao quadro, não apresentam dor e são funcionais no dia a dia mantendo a qualidade de vida e satisfação!!!