Pilates beneficia pessoas de todos os níveis de condicionamento físico. Para um atleta de alto rendimento, treinar as capacidades físicas e técnicas da sua modalidade não é suficiente para ter os melhores resultados. Na verdade, hoje, mais atletas recorrem ao Pilates para aumentar o seu desempenho. Alguns atletas de topo, tais como LeBron James, Cristiano Ronaldo, Andy Murray e Maria Sharapova já assumiram a importância que o método Pilates tem na sua rotina de treinos.
Para uma preparação duradoura e eficaz, é necessária uma reorganização postural de todo o corpo. Durante o treino específico a utilização dos mesmos grupos musculares repetidamente causa stress no sistema músculo esquelético, causando desalinhamento e assimetrias que provocam lesões. O Pilates preconiza padrões de movimento que faltam em outros métodos de treino.
O Método Pilates, consagrado e mundialmente difundido, utiliza princípios de treino que se forem introduzidos na rotina de treinos favorecem o atleta indo de encontro às suas necessidades, melhorando a performance, a força, a flexibilidade e amplitude de movimentos, a resistência, o controle e eficiência motora. Consequentemente é uma excelente ajuda na prevenção como também na cura de lesões.
Assim, o Pilates complementa o treino de qualquer modalidade desportiva, ajudando na longevidade da carreira do atleta com qualidade e eficiência.
“A mudança acontece através do movimento e o movimento cura.”
Joseph Pilates